sábado, novembro 11, 2006

EUTANÁSIA

Bem-vindo (a), carinhosamente minha saudação!
"Conselho Federal de Medicina decide que médicos podem desistir de prolongar a vida."
Recentemente, em razão de posicionamento tomado pelo Conselho Federal de Medicina, voltou à tona o termo eutanásia, cujo tema deverá ser abordado neste "blog" posteriormente, mas no ensejo desta discussão , abrimos um outro parêntese, atualmente é o aborto e o direito à vida, tema em estudo, para tercermos alguns comentários sobre a eutanásia, a pedido de nossos leitores.
A palavra
eutanásia, origina-se do grego, e significa . "boa morte", eu (bom)+tanatos (morte). É morte causada para por fim a vida de uma pessoa que se encontra em estado terminal com o objetivo de poupar-lhe o sofrimento, causado pelo estado de saúde em que se encontra.
A eutanásia direta é o termo usado quando a morte do doente é causada de forma direta, isto é, o doente recebe algum tipo de medicamento para causar-lhe a morte.


A eutanásia indireta consiste em retirar do paciente os meios que lhe garantiam a sobrevivência, causando consequentemente a morte. Estes meios podem ser ditos ordinários, como a retirada do soro, da alimentação do paciente, o qual em razão da falta destes meios morrerá.
Existem também os meios extraordinários para designar o suporte tecnológico,por exemplo, máquinas, que mantém o doente vivo, e cujo desligamento irá causar-lhe a morte.
A eutanásia direta ou a eutanásia indireta dos meios classificados como ordinários é homicídio, inaceitável do ponto de vista moral , ético, religioso e classificado como crime no código penal brasileiro.
Quando a eutanásia é resultado de uma ação, isto é, é ministrado diretamente ao doente um medicamento ou tratamento para causar-lhe a morte, fala-se de eutanásia ativa.
Quando há uma omissão, isto é, a não realização de uma ação que teria indicação terapêutica naquela circunstância pratica-se a eutanásia passiva.
A eutanásia direta ou a eutanásia indireta dos meios classificados como ordinários é homicídio, ativa ou passiva, é inaceitável do ponto de vista moral , ético, religioso e classificado como crime no código penal brasileiro.
Diferentemente, a ortotanásia é aceita do ponto de vista moral, ético, médico, religioso e não proibição no código penal brasileiro.
Ortotanásia significa morte correta, orto (certo, direito , reto)+: thanatos (morte). Significa o não prolongamento artificial do processo de morte, além do que seria o processo natural. A ortotanásia deve ser praticada pelo médico.


Na ortotanásia, o doente encontra-se em processo natural de morte. Há a suspensão da ingestão de medicamentos porque se sabe que estes medicamentos não mais darão resultados. Apenas o médico pode realizar a ortotanásia. Entende-se que o médico não está obrigado a prolongar o processo de morte do paciente, por meios artificiais, sem que este tenha requerido que o médico assim agisse.
Veja que difere da eutanásia pois na ortotanásia o processo de morte já se encontra instalado , e na eutanásia o proceder do médico é que irá causar a morte.
Recentemente, foi público o sofrimento do papa João Paulo II, que quando percebeu, que já não havia mais cura para a doença que sofria, preferiu retirar-se para seus aposentos e aguardou com dignidade, sofrimento e fé em Deus a hora da morte. Não foi ministrado nenhum medicamento para acelerar a morte do papa, ou mesmo negado alimento, mas ele resolveu sair do hospital pois sabia que não havia mais cura da doença. Este processo é que podemos chamar de ortotanásia.

Língua portuguesa
SOBRESSAIR. Verbo Transitivo indireto – exige a preposição "em". Perceba que esse verbo não é pronominal, ou seja, não existe o verbo "sobressair-se". Não se deve, portanto, dizer "ele se sobressaiu no campeonato"; o certo é "ele sobressaiu no campeonato". Ex.: Os alunos que mais sobressaíram no teste foram aqueles estudiosos.



Pergunte, sugira, comente, divulgue!
Ad astra ultra!
http://fbyt.blogspot.com/
email: domfernando@click21.com.br

Nenhum comentário: