sábado, novembro 04, 2006

DIREITO À VIDA E O ABORTO

DIREITO À VIDA E O ABORTO
I- A vida: conceito- início.
Este é o tema que estaremos analisando nestes próximos "post" diante de tema tão controvertido é necessário que se examine todos os argumentos e as mais diversas situações com seriedade e lealdade intelectual.
Devemos de início afastar todo e qualquer tipo de preconceito como simplesmente afirmar " este é um argumento religioso", de tal ou qual "crença", mesmo porque a religião, a crença é algo inerente ao seres humanos livres.
A primeira indagação é : o que é vida?
Quando se inicia a vida humana ?
Vejamos a palavra de alguns especialistas.
A Doutora Elizabeth Kipman Cerqueira¹ afirmou que: " Os tratados de Medicina continuam afirmando que o início da vida humana acontece no momento da união do óvulo e do espermatozóide. Mesmo grandes defensores do direito irrestrito da mulher ao aborto concordam com esta afirmativa".
Peter Singer, filósofo e professor, defensor do "direito ao aborto", afirmou :: "Eu não tenho dúvida de que a vida começa na concepção". (ALIÁS Estado de S.P, 23/01/2005 J3).
A Professora Doutora. Lilian Piñero Eça² afirmou² : "O Cientista que diz não saber quando inicia a vida humana está mentindo. Qualquer texto de embriologia clínica (ou humana) afirma que se inicia na concepção. Em 1827, com o aumento da sensibilidade do microscópio, permitindo visualizar o óvulo e os espermatozóides, Karl Ernst Von Baer descreveu a fecundação e o desenvolvimento embrionário. Os médicos europeus, frente tais evidências, passaram a defender o ser humano desde a concepção, contra o aborto".
O Professor Dalton Luiz de Paula Ramos³ afirma: "A Biologia e a Genética confirmam que, no exato momento da fecundação, isto é, quando se unem o óvulo humano (gameta feminino) com o espermatozóide (gameta masculino), inicia-se uma nova vida que passa a se desenvolver por conta própria".


1.Médica ginecologista; especialista em Logoterapia e Logoteoria aplicada à Educação; integrante da Comissão de Ética e Coordenadora do Depto. de Bioética do Hospital São Francisco, em Jacareí, São Paulo.Entrevista concedida a agência ZENIT,publicada em 27/03/2005,códigoZP05032715
2.Biomédica, doutora em Biologia Molecular pela UNIFESP, pesquisadora com células tronco adultas, autora do livro Guia Prático e didático de Biologia Molecular e do capitulo: ?Porque não às células tronco embrionárias? do livro Direito Fundamental à vida do Dr. Ives Gandra Martins e coordenadora do curso do CAS de células tronco
www.cascursos.com.br
3.Professor de Bioética na USP. Quem é o nascituro?

No próximo "post", continuaremos!
Pergunte, sugira, comente, divulgue!
Ad astra ultra!


Nenhum comentário: