domingo, dezembro 10, 2006


Insbruck-Teatro-Aústria-Nov.2005
ARTE
Bem-vindo (a), carinhosamente minha saudação!

Última Inspiração

1940
Composição: Peterpan
Interpretação: Carlos Galhardo

Eu sempre fui feliz

Vivendo só, sem ter amor

Mas o destino quis

Roubar-me a paz de sonhador


E pôs num sonho meu

Um olhar de ternura

De alguém que mesmo em sonho

Roubou minha ventura

Sonhei com esse alguém

Noites e noites sem cessar

Por fim alucinado

Fui pelo mundo a procurar

Aquele olhar tristonho

Da cor do luar

Mas, tudo foi um sonho

Pois, não pude encontrar


Mas, na espinhosa estrada desta vida,

Sem querer, um dia,

Encontrei com esse alguém

Que tanto eu queria


Esse alguém que mesmo em sonho

Eu amei com tanto ardor

Não compreendeu a minha dor

Foi inspirado então,

Na ingratidão de quem amava tanto

Que fiz esta triste valsa

Triste como o pranto


Que me mata de aflição

Bem sei que esta valsa será

A minha última inspiração.

Foi inspirado então,

Na ingratidão de quem amava tanto

Que fiz esta triste valsa

Triste como o pranto

Que me mata de aflição


Bem sei que esta valsa será

A minha última inspiração.


Música gravada inicialmente por João Petra de Barros em 1940, fez grande sucesso.
Vários cantores também a gravaram, inclusive o "Rei da Valsa" Carlos Galhardo. Peterpan era o nome artístico de José Fernandes de Paula, nascido em 21/1/1911 em Maceió AL.
Compositor e instrumentista, transferiu-se com a família para o Rio de Janeiro aos onze anos de idade. Foi casado com a cantora Nena Robledo, irmã de Emilinha Borba, uma das mais famosas cantoras de músicas carnavalescas das décadas de 40 e 50.
Famoso compositor de sambas e marchinhas de carnaval, também compôs algumas maravilhas românticas como "Se queres saber" gravada por Nana Caymmi e "Se você se importasse", gravada por Doris Monteiro, tornando-se o maior sucesso da carreira de Doris, além de "Ultima inspiração".
Peterpan faleceu em 28/4/1983 no Rio de Janeiro.
O cantor Carlos Galhardo, nome artístico de Catello Carlos Guagliardi, nasceu em Buenos Aires em 24/4/1913 filho de pais italianos, mas sua família mudou-se para São Paulo logo após seu nascimento.
Quando tinha um ano de idade sua família mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou a infância.
Lançou seu primeiro disco em 1933 com as marchas "Você não gosta de mim" dos irmãos Valença e "Que é que há" de Nelson Ferreira com acompanhamento do grupo da Guarda Velha. Seu grande sucesso foi a canção natalina "Boas Festas" de Assis Valente, de 1932, que faz sucesso até os dias de hoje: "Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel....".
Essa música ajudou muito a carreira de ambos. Carlos Galhardo, Orlando Silva, Sílvio Caldas e Francisco Alves tornaram-se os quatro cantores mais famosos do Brasil da era do rádio. Em 1953 foi eleito "Rei do Disco" pela "Revista do Disco" e foi conhecido também como o "Rei da Valsa". Faleceu em 25/7/1985 no Rio de Janeiro.

Ouça a música no site: http://www.paixaoeromance.com/40decada/ultima_inspira/h_ultima_inspiracao.htm

Pergunte, sugira, comente, divulgue!
Ad astra ultra!

Visite: http://www.gabrielasoudapaz.org/


http://fbyt.blogspot.com/
http://fbyte.blig.ig.com.br

email: domfernando@click21.com.br

Desde: 16 de outubro de 2006

Nenhum comentário: